AME- Arrecadação de Materiais Escolares

Artigo feito por Marina Monteiro e Leandro Duarte UX/UI do Squad 32 no Programa de Formação.

A última fase do programa de formação promovido pelo Grupo FCamara, é um Hackathon online, um desafio incrível, onde colocamos tudo que aprendemos em prática. Através desta oportunidade , criamos o AME — Arrecadação de Materiais Escolares, um programa voltado para apoiar o crescimento educacional de crianças carentes.

Nós sabemos o quanto é complicado para os pais poderem comprar material escolar para seus filhos. Os preços aumentam de semestre para semestre. Principalmente quando falamos de educação pública, onde a dificuldade é ainda maior e vem por diversos fatores…

Pensando nisso, tivemos a ideia de criar uma aplicação, onde os pais irão cadastrar seus filhos que estudam em escolas estaduais e municipais, e também a lista de material escolar que precisam e não tem condições de comprar. Usuários avulsos e anônimos podem acessar, buscar a escola com base em alguns critérios de busca, visualizar a necessidade dos alunos carentes e fazer a doação dos itens que um determinado aluno esteja precisando.

Pesquisa Quantitativa/Qualitativa

3

Assim que o desafio do Hackaton foi dado, tivemos muitas duvidas e sugestões para resolver o problema, mas claro antes de iniciarmos qualquer implementação, mergulhamos nas pesquisas e fomos descobrir quem era nosso publico alvo.

Fizemos uma pesquisa Quantitativa e Qualitativa, tanto na visão do Doador, quanto na do Receptor. As respostas foram surpreendentes, mesmo que algumas das nossas expectativas se confirmaram, descobrimos nosso publico alvo, suas necessidades e o que realmente era interessante para eles.

Pesquisa do doador

A pesquisa com o doador foi um sucesso, nós conseguimos confirmar suspeitas, sanar dúvidas e identificar nossa persona central.

Pesquisa do Receptor

Pesquisa Receptor

O resultado da pesquisa do receptor , foi um pouco frustrante, não conseguimos confirmar nossas suspeitas e sanar as dúvidas, pois as pessoas que preencheram o formulário, eram pessoas aleatórias com filhos, porém não são pessoas que se aproveitaria do programa social. Como o Hackathon é um projeto tiro curto, decidimos alterar algumas das informações que captamos nas pesquisas, para ficar um pouco mais próximo ao público que queremos atingir.

Pesquisa de Mercado

Como qualquer novo negócio, fizemos uma análise de mercado e procuramos programas sociais que tem o mesmo objetivo, achamos um projeto social AFIPE que beneficia crianças carentes com materiais escolares em Aragoiânia(GO).

Através desse projeto, a Paroquia Santa Luzia, arrecada materiais escolares (kits) todos os meses de Dezembro e realizam as doações no inicio de janeiro para os estudantes.

Público Alvo

De forma subjetiva o desafio já nos indicou quem seria o nosso público alvo, seriam doadores, receptores, estudantes, pessoas que estariam dispostas em ajudar crianças, jovens e adolescentes presenteando e deixando o dia deles mais feliz com a doação de material escolares.

Personas

Um dos passos fundamentais para o sucesso da nossa iniciativa, seria montar as personas e identificar detalhadamente quem seriam os principais usuário do nossos sistema. Através das pesquisas conseguimos traçar seu perfil e suas principais necessidades.

Persona Doador

Com base nas pesquisas, nosso doador se chama Adriano Martins, tem 30 anos e é funcionário do mercado privado, tendo superior completo e mora em São Paulo. Seus principais desejos são:

  1. Saber como seu dinheiro foi usado
  2. Saber se o receptor ficou satisfeito ou gostou da doação
  3. Saber quem recebeu a doação
  4. Escolher o destino da doação

Sua principal frustação é não ter certeza se esta caindo em um golpe.

Persona Receptor

Persona

Com base nas pesquisas, a nossa receptora se chama Rita de Cássia, tem 30 anos. Seu estado civil é casada e tem 2 filhos, tendo superior completo e mora em São Paulo. Seus principais desejos são:

1. Ganhar Livros

2. Saber quem é o Doador

3. Retirar a doação na Escola

Sua Principal frustração é Educação de baixa qualidade e os seus filhos perderem a companhia dos amigos.

Nessa pesquisa, não tivemos resultado de acordo com a realidade do projeto, mas conseguimos identificar algumas respostas que precisávamos para dar continuidade.

Mapa do Site e Arquitetura

Com as pesquisas finalizadas, e as Personas definidas, nossa Squad conseguiu identificar e definir as principais funcionalidades do sistema. Segue abaixo:

  1. Pagina inicial
  2. Pagina inicial -> Doação -> Seleção de escola e materiais -> Cadastra o doador
  3. Pagina inicial ->Cadastro de Receptor
  4. Pagina inicial -> Cadastro de escola -> Seleção de receptores

Com base nas funcionalidades, montamos o seguinte mapa de arquitetura:

Protótipo

Depois de diversas pesquisas e definir as finalidades, chegou a hora de dar vida para o nosso projeto e criar os protótipos. As ferramentas que utilizamos para o nosso futuro site foi Miro e Figma.

O processo de prototipação foi bem desafiador, pois não tínhamos muita experiência com as ferramentas, ao longo do projeto fomos as conhecendo e absorvendo seus principais conceitos. E assim nasceu o AME:

Como funciona o AME

O AME é uma plataforma web responsiva, onde cada persona do processo de doação tem uma experiência totalmente dedicada para ela.

O receptor(aluno) tem o fluxo de cadastro, ele escolhe a escola mais próxima da residência para receber os materiais solicitado.

O doador tem um fluxo de cadastro, ele pode escolher qualquer escola, pode ser do estado que reside ou de uma outra cidade. Na plataforma, terá os principais materiais e o máximo de quantidade de máxima que o doador vai efetuar no dia.

Agradecimentos

Essa foi a nossa primeira experiência com UX / UI, foi um grande desafio, consegui aplicar e utilizar varias ferramentas que tenho estudado nos últimos meses e o mais importante, conheci um pouco mais do dia a dia de um projeto.

Por isso gostaria de agradecer primeiramente ao Grupo FCamara pela oportunidade, aos mentores e a toda minha Squad Adriano Santos, Leandro Duarte e Virgílio Pires da Costa

Que experiência incrível!❤

Deixo esse projeto aberto para comentários e críticas construtivas.

Squad 32

  • Marina Monteiro- UX/UI
  • Leandro Duarte- UX/UI
  • Adriano Santos- Desenvolvedor
  • Virgílio Pires da Costa- Desenvolvedor

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store